Ilhabela dá início a temporada de observação baleias e golfinhos!
Você sabe o que é a temporada de baleias e golfinhos em Ilhabela? Trata-se de um período em que se é possível observar esses animais de perto devido à sua rota de migração. Nesta época do ano, turistas normalmente viajam até o destino para fazer a observação em barcos e lanchas em alto mar.
O arquipélago de Ilhabela reúne 11 espécies de cetáceos, os quais passeiam pela região ao longo do ano. Entre as espécies mais comuns estão a baleia-jubarte. Ela chega até 16 metros de comprimento e pesa cerca de 40 toneladas. Ela se destaca por dar grandes saltos e mostrar a cauda ao mergulhar, proporcionando uma vista deslumbrante aos turistas e fotos interessantes.
A Ilhabela possui uma conexão de longa data com as jubartes. Entre os séculos XVIII e XIX, a caça foi muito praticada. A Praia da Armação era o ponto de referência de caça naquela época.
Outra baleia popular entre os turistas é a orca, a qual tem entre 7 e 10 metros de comprimento. Como elas levam a cabeça para fora da água para respirar com certa frequência, os turistas conseguem vê-las nadando pelas ilhas.
Também é possível encontrar várias espécies de golfinhos durante os passeios em Ilhabela, como o golfinho-comum, o boto-cinza, o golfinho nariz de garrafa e o golfinho de dentes rugosos.
Como avistar baleias e golfinhos em Ilhabela?
Interessados podem buscar passeios e expedições locais que levam os turistas para conhecer esses animais.
Para valorizar tanto as belezas naturais quanto a vida marinha do destino, foi desenvolvido um roteiro turístico na região que inclui passeio de barco, flutuação e, dependendo da sorte dos viajantes, observação das baleias e golfinhos. Uma das empresas que disponibiliza esse serviço é a Maremar.
Os golfinhos e as baleias podem ser avistados na Praia da Armação e no bairro dos Borrifos, que ganhou esse nome devido aos jatos emitidos pelas baleias-jubarte. Os melhores períodos para a observação de baleias e golfinhos em Ilhabela são junho e julho. Somente em 2020, foram avistadas 87 baleias na região. A tendência é que esse número cresça em 2021.
O projeto Baleia à Vista catalogou as baleias avistadas na região. As fotografias que ilustram esse post foram retiradas do site. Para conferir mais informações interessantes, acesse este link!