Mais caro: por que o preço das passagens aéreas para a Europa só aumentam?

Mesmo com a recente valorização do real e a retomada do turismo internacional, que ainda sofre consequências do período de suspensão de atividades durante a pandemia de coronavírus, viajar para a Europa ainda está caro para o brasileiro.

As passagens aéreas para viajar para destinos europeus estão até duas vezes mais caras que o valor cobrado para viajar aos Estados Unidos.

Uma das explicações para o aumento do preço das passagens aéreas é a alta demanda por parte dos viajantes brasileiros. Como muita gente quer viajar para a Europa, não há necessidade de realizar promoções ou oferecer descontos.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), houve um queda considerável na procura de voos para a Europa entre maio de 2019 e maio de 2022. Agora, com a alta procura por viagens aéreas, a qual foi percebida nos últimos meses, a tendência é o encarecimento das passagens.

A desvalorização do real e a alta dos preços dos combustíveis, impulsionada pela Guerra da Ucrânia e outros fatores, eram fatores que impactavam negativamente o valor das passagens em 2022.

Em 2023, o cenário tende a mudar, uma vez que o real tem se valorizado ante o dólar e o combustível de aviação (QAV) barateou. A mudança, contudo, é vagarosa.

Voar para os Estados Unidos está mais barato

O mesmo não acontece com os voos para os Estados Unidos: a demanda está mais baixa. Pelo menos, neste momento. É sempre bom lembrar que o cenário da aviação comercial e do turismo internacional não é estático. Muito pode mudar em pouco tempo!

A baixa procura por voos para os EUA pode ser um reflexo da longa fila de espera para a emissão do visto norte-americano, que chegou a 600 dias em São Paulo. Para entrar no país como turista, é preciso ter essa autorização e, como está difícil obtê-la no momento, muitos brasileiros estão deixando de viajar.

Uma tendência que temos notado é: nas promoções da LATAM, normalmente encontramos valores bacanas ou regulares para viajar para destinos norte-americanos, como Miami, Orlando, Boston e Los Angeles. Já para a Europa, os voos custam mais.

Por exemplo, no Happy Hour LATAM do dia 13 de junho de 2023, a cia tinha trechos de ‘somente ida’ de Fortaleza para Miami a partir de R$ 1.551 por pessoa e de São Paulo para Orlando a partir de R$ 1.692 por pessoa. Os voos promocionais eram para viajar no segundo semestre. Ou seja, preços legais!

voos eua

As ofertas de voos para a Europa nas promoções da LATAM e GOL, sobretudo, têm sido escassas nos últimos meses. Por enquanto, o jeito é esperar para que as passagens aéreas para destinos europeus abaixem ou comprar voos com antecedência de, pelo menos, seis meses.

Via: Escola Educação e UOL.

Leia também
Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Verão na praia! Azul anuncia três novos voos para a Bahia

A Azul anunciou o lançamento de três novas rotas para viajar pela Bahia durante a…

Novidade! Oktoberfest retorna à Campos do Jordão após três décadas com entrada gratuita

Novidade para o mês de outubro! Campos do Jordão terá a sua 12ª edição da…