Mais caro: por que o preço das passagens aéreas para a Europa só aumentam?
Mesmo com a recente valorização do real e a retomada do turismo internacional, que ainda sofre consequências do período de suspensão de atividades durante a pandemia de coronavírus, viajar para a Europa ainda está caro para o brasileiro.
As passagens aéreas para viajar para destinos europeus estão até duas vezes mais caras que o valor cobrado para viajar aos Estados Unidos.
Uma das explicações para o aumento do preço das passagens aéreas é a alta demanda por parte dos viajantes brasileiros. Como muita gente quer viajar para a Europa, não há necessidade de realizar promoções ou oferecer descontos.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), houve um queda considerável na procura de voos para a Europa entre maio de 2019 e maio de 2022. Agora, com a alta procura por viagens aéreas, a qual foi percebida nos últimos meses, a tendência é o encarecimento das passagens.
A desvalorização do real e a alta dos preços dos combustíveis, impulsionada pela Guerra da Ucrânia e outros fatores, eram fatores que impactavam negativamente o valor das passagens em 2022.
Em 2023, o cenário tende a mudar, uma vez que o real tem se valorizado ante o dólar e o combustível de aviação (QAV) barateou. A mudança, contudo, é vagarosa.
Voar para os Estados Unidos está mais barato
O mesmo não acontece com os voos para os Estados Unidos: a demanda está mais baixa. Pelo menos, neste momento. É sempre bom lembrar que o cenário da aviação comercial e do turismo internacional não é estático. Muito pode mudar em pouco tempo!
A baixa procura por voos para os EUA pode ser um reflexo da longa fila de espera para a emissão do visto norte-americano, que chegou a 600 dias em São Paulo. Para entrar no país como turista, é preciso ter essa autorização e, como está difícil obtê-la no momento, muitos brasileiros estão deixando de viajar.
Uma tendência que temos notado é: nas promoções da LATAM, normalmente encontramos valores bacanas ou regulares para viajar para destinos norte-americanos, como Miami, Orlando, Boston e Los Angeles. Já para a Europa, os voos custam mais.
Por exemplo, no Happy Hour LATAM do dia 13 de junho de 2023, a cia tinha trechos de ‘somente ida’ de Fortaleza para Miami a partir de R$ 1.551 por pessoa e de São Paulo para Orlando a partir de R$ 1.692 por pessoa. Os voos promocionais eram para viajar no segundo semestre. Ou seja, preços legais!
As ofertas de voos para a Europa nas promoções da LATAM e GOL, sobretudo, têm sido escassas nos últimos meses. Por enquanto, o jeito é esperar para que as passagens aéreas para destinos europeus abaixem ou comprar voos com antecedência de, pelo menos, seis meses.
Via: Escola Educação e UOL.