A partir do próximo sábado (11), viajantes brasileiros terão que apresentar um visto para entrar no México.
Passageiros que chegarem ao país por via aérea deverão apresentar uma autorização eletrônica (ETA, em inglês) e os que chegarem por via marítima ou terrestre deverão apresentar um visto físico.
A isenção de vistos para brasileiros foi imposta em 2004, mas, com o aumento do fluxo de viajantes da América do Sul que entram no México pensando em imigrar ilegalmente para os Estados Unidos registrado nos últimos meses, o país revogou a medida.
- Confira ainda! Pacotes CVC 2022: promoção tem viagens nacionais e internacionais com preços incríveis
Além de causar transtornos tanto para o México quanto os EUA, esses indivíduos se colocam em situações arriscadas para tentar atravessar a fronteira terrestre entre os países.
Outro motivo foi a pressão exercida pelos Estados Unidos durante meses para que o México tomasse logo uma decisão em relação à entrada ilegal de imigrantes. O governo mexicano afirmou que a decisão é temporário, mas não anunciou um prazo para a sua validade.
Requisitos para entrar no México
Passageiros de viagens aéreas, sejam turistas ou profissionais a fazer negócios, terão mais facilidade para entrar no país. A autorização eletrônica poderá ser obtida gratuitamente no site do governo mexicano.
Os demais viajantes deverão tirar o visto físico junto ao consulado mexicano localizado em seus países de origem, independentemente da razão da viagem.
Viajantes brasileiros com visto válido para entrar ou residir nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão e países do Espaço Schengen não vão precisar apresentar o documento, somente o passaporte.
Via: Catraca Livre.