Milhas e trechos qualificáveis são termos comuns utilizados pelos programas de fidelidade das companhias aéreas. Para aproveitar todos os benefícios e comodidades que um programa de milhagem tem a oferecer, viajantes devem estar familiarizados com eles!
O LATAM Pass, programa de fidelidade da LATAM, também utiliza esse mecanismo. Para conferir como você pode subir de categoria e viajar cada vez mais, compreenda o que são milhas qualificáveis e trechos qualificáveis abaixo.
O que são milhas qualificáveis LATAM Pass?
As milhas qualificáveis são chamadas de “pontos qualificáveis” no LATAM Pass. Esses pontos permitem que participantes do programa de fidelidade alcancem categorias superiores e desfrutem de mais benefícios, consequentemente aumentando as suas chances de viajar ao longo do ano.
O LATAM Pass conta com seis categorias – Latam, Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature – as quais concedem benefícios exclusivos e comodidades para tornar a viagem dos participantes do programa mais confortável.
Como ganhar pontos qualificáveis LATAM Pass?
Os pontos qualificáveis são calculados a partir do valor gasto em compras de passagens aéreas, descontando taxas, impostos e serviços. A quantidade de pontos qualificáveis adquirida depende da natureza do seu voo, como, por exemplo, se ele é internacional ou doméstico.
Voos nacionais: multiplique o valor da passagem (sem taxas) em real pelo multiplicador x2,5 para saber quantos pontos qualificáveis você tem direito.
Voos internacionais: multiplique o valor da passagem (sem taxas) em dólares pelo multiplicador x6 para saber quantos pontos qualificáveis você tem direito.
O que são trechos qualificáveis LATAM Pass?
Os trechos qualificáveis são trajetos feitos com a LATAM ou com companhias aéreas parceiras que podem ajudar participantes do LATAM Pass a mudarem de categoria.
- Veja ainda! Promoção “Fatura Premiada”: Visa e Porto Seguro Cartões sorteiam prêmios diários de R$2.500
Como ganhar trechos qualificáveis LATAM Pass?
Para ganhar trechos qualificáveis, viajantes devem simplesmente voar com a companhia aérea ou com companhias parceiras elegíveis para o acúmulo de trechos. Todos os trechos qualificáveis voados são contabilizados para garantir a mudança de categoria. Os trechos realizados nas cabines premium economy e premium business são contabilizados em dobro.
Voos com conexão são contabilizados como dois trechos qualificáveis, diferentemente dos voos com escala (em que o passageiro não muda de avião), que são contabilizados como somente um trecho.
Além disso, trechos comprados na tarifa “PROMO” e voos realizados por meio da emissão com pontos ou pontos + dinheiro não são contabilizados como qualificáveis.
- Veja ainda: Destinos ITA: veja para onde a Itapemirim Transportes Aéreos pretende voar em julho e agosto
Acúmulo de pontos e trechos qualificáveis por categoria
Abaixo, veja quantos pontos qualificáveis e trechos qualificáveis são necessários para mudar de categoria no LATAM Pass.
- Categoria Latam (inicial) para Gold: a partir de 10.000 pontos ou 14 trechos;
- Categoria Gold para Gold Plus: a partir de 17.000 pontos ou 20 trechos;
- Categoria Gold Plus para Platinum: a partir de 28.000 pontos ou 30 trechos;
- Categoria Platinum para Black: a partir de 80.000 pontos ou 80 trechos; e
- Categoria Black para Black Signature: a partir de 160.000 pontos ou 120 trechos.
A categoria no programa de fidelidade é renovada a cada 12 meses. Entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano, os pontos e trechos qualificáveis são contabilizados pelo LATAM Pass para determinar a permanência na mesma categoria ou a mudança para a próxima.
Clientes devem alcançar a quantidade mínima de pontos qualificáveis ou de trechos qualificáveis para mudar de categoria. Não é necessário atingir ambas as metas.
Para saber todos os detalhes da mudança de categoria no LATAM Pass, acesse o site do programa de fidelidade da LATAM. O regulamento na íntegra pode ser encontrado no rodapé da página.