Passageiros receberão fotos de suas bagagens despachadas em voos internacionais

bagagem

Os aeroportos do Brasil vão ficar mais seguros. É o que promete o programa “Aeroportos + Seguros” do governo federal, lançado no fim do mês de junho. O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, compartilhou mais detalhes sobre o programa em uma entrevista à rádio Voz do Brasil.

O objetivo é reforçar a segurança dos aeroportos nacionais, principalmente nas viagens internacionais, para evitar que viajantes tenham dores de cabeça no momento de viajar.

Um dos motivadores da criação da iniciativa é o caso das brasileiras que foram presas na Itália em abril de 2023. A prisão ocorreu após cocaína ter sido encontrada nas suas malas.

Todavia, as etiquetas das bagagens das viajantes haviam sido trocadas no Aeroporto Int. de Guarulhos, em São Paulo, conforme mostrou a investigação da Polícia Federal. Por conta disso, as brasileiras foram soltas após cerca de um mês.

“O presidente Lula pediu que a gente fizesse algumas ações”, contou ele. “Nós fizemos várias delas. São quase R$ 300 milhões de reais, mas são mais câmeras e novos scanners corporais. A questão de você ter restrição do acesso ao celular. É polêmico, mas parte do crime organizado esteja usando os celulares para chantagear as pessoas trabalhando no aeroporto.”

bagagem

O Aeroporto Int. de Guarulhos será o primeiro a receber os novos equipamentos e sistema de segurança, dado que é o que possui maior volume de voos para o exterior. Posteriormente, todos os aeroportos que possuem voos internacionais passarão por melhorias na segurança.

As mudanças não estão apenas relacionados a parte interna do aeroporto, entre os funcionários. Os passageiros também notarão o reforço na segurança nos guichês e no sistema de despacho de bagagens.

“A gente quer que as câmeras fotografem cada uma das bagagens das pessoas antes delas embarcarem”, disse. Os passageiros receberão as fotos das bagagens no WhatsApp como forma de confirmação.

Outra medida planejada é a implementação de um chip com QR Code nas malas. Dessa forma, a pessoa poderá acompanhar a localização da sua bagagem durante a viagem. O ministro contou que essa medida de segurança já existe em aeroportos fora do Brasil.

Via: A Voz do Brasil.

Leia também
Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Azul cria fundo social humanitário para ajudar as vítimas das enchentes no RS

A Azul criou, em parceria com a Associação Voar, Fundo Social Humanitário para ajudar as…