Praias do Mediterrâneo: confira quais são as melhores ilhas para visitar!
O mar mediterrâneo é famoso por suas paisagens deslumbrantes e dramáticas, com praias de águas límpidas e de um intenso azul, rochedos e penhascos.
A coloração azulada e a qualidade cristalina da água se deve à baixa quantidade de matéria sólida encontrada no mar mediterrâneo, como lama, poeira e plâncton. Com o reflexo do sol, é possível ver com clareza o fundo e se deliciar com a bela paisagem mediterrânea.
O jornal The Telegraph, da Inglaterra, fez uma seleção das melhores ilhas do mar Mediterrâneo.
Não foi simples chegar ao resultado: cerca de 10 mil ilhas foram avaliadas até a seleção chegar a somente 50, divididas em 28 categorias. Essas, por sua vez, foram separadas em quatro categorias principais: História e Cultura, Maravilhas Naturais, Clima e Luxo.
Além disso, foram levadas em consideração aspectos fundamentais para o turismo, como número e qualidade da hospedagem, restaurantes, atendimento ao turista, atrativos turísticos além das praias e atividades de lazer.
As melhores ilhas do Mediterrâneo
Abaixo, compartilhamos o TOP 5 das melhores ilhas do Mediterrâneo, segundo a lista.
5 – Malta
Malta ganhou muita popularidade no meio turístico nos últimos anos. Localizado a 93 km do sul da Sicília, o país esbanja belíssima arquitetura barroca com construções na coloração bege. Assim, os prédios contrastam com o azul brilhante do mar e do céu.
Os penhascos cênicos e o mergulho são muito procurados por viajantes. Há muitas áreas para praticar o mergulho com cilindro. Graças à qualidade cristalina da água, é possível ver a vida marinha com muita clareza. Portanto, é uma atividade recomendada por turistas que visitam o destino.
4 – Córsega
A quarte e maior ilha do Mediterrâneo é Córsega, região administrativa da França. As mais de 200 praias não são as únicas atrações turísticas do destino. O vinho produzido no local também é bastante conhecido. E, por ele não ser muito comercializado fora da ilha, muitos turistas têm curiosidade de experimentá-lo.
A paisagem é típica do Mediterrâneo: bastante natureza, praias com formações rochosas majestosas, mar límpido e turquesa, além de vilarejos com arquitetura charmosa.
3 – Sardenha
Sardenha é uma ilha do Mediterrâneo ocidental e região autônoma da Itália. As praias de águas cristalinas, natureza abundante e gastronomia diversificada são os principais aspectos turísticos do destino. A vida noturna badalada também chama atenção, levando Sardenha a ser conhecida como destino de festas.
Apesar de tecnicamente ser parte da Itália, os habitantes de Sardenha não se consideram italianos. Eles se enxergam como o seu próprio povo, o qual possui características e costumes culturais próprios.
2 – Chipre
Localizada ao Sul da Turquia, a ilha de Chipre é a terceira maior a mais populosa do Mediterrâneo. O destino também é um estado-membro da União Europeia. A região é famosa por suas praias de areias douradas e baías isoladas e rochosas que criam uma paisagem única.
Além disso, a cultura, a gastronomia e, sobretudo, a história de Chipre atrai muitos turistas interessados em conhecer tudo sobre o destino. As praias não são as únicas paisagens que despertam a curiosidade dos viajantes de viajar ao local e ver com os próprios olhos. Chipre também possui paisagens montanhosas, as quais dinamizam o cenário.
1 – Sicília
A maior ilha da Itália, a Sicília, é a primeira colocada. Segundo o The Telegraph, a escolha da ilha como o primeiro lugar não é uma surpresa, dado que é uma importante região turística da Itália e muito cobiçada por turistas de todo o mundo.
Além das praias, os pequenos e charmosos vilarejos e cidades, as ruínas antigas e os sítios arqueológicos chamam atenção pela abundância de cultura e história. O destino conta com um pouco mais de 500 museus e sete patrimônios mundiais, evidenciando a sua importância histórica.
Para conferir a lista completa de praias, clique AQUI.