Programas de Fidelidade

Programa de milhas: como escolher o melhor para você

Os programas de fidelidadede companhias aéreas surgiram como uma forma de recompensar viajantes frequentes e conquistar novos consumidores que buscam mais comodidades.  

Com eles, é possível acumular milhas (pontos ou créditos) a cada nova viagem para trocar por passagens aéreas e, consequentemente, viajar mais. Além disso, o viajante consegue descontos em passeios turísticos, hospedagem e aluguel de carros. Algumas companhias aéreas também disponibilizam uma loja virtual para trocar milhas por produtos.

Cada companhia área possui seu próprio sistema de milhagem. A Azul, por exemplo, conta com um clube que ajuda a acumular mais milhas todos os meses. Já a Gol, usa trechos qualificáveis para fazer a contagem.

Sendo assim, você precisa escolher a companhia que mais lhe agrada para participar de um programa de milhas.

Como escolher o melhor programa de milhas?

Cada companhia aérea desenvolveu o seu próprio programa de milhas para melhor atender os consumidores, principalmente aqueles que se tornaram fieis.

Mas como escolher um e tirar o melhor proveito para as suas necessidades particulares? Como posso trocar milhas por passagens rapidamente? Compro passagens com antecedência ou espero uma boa promoção relâmpago?

Calma! Este artigo irá responder todas as suas dúvidas sobre os programas de fidelidade das empresas aéreas.

#1 Avalie a sua situação

Pode ser tentador admirar os benefícios e querer se cadastrar no primeiro programa de milhas que encontrar. Antes de se inscrever, porém, você precisa pensar na sua situação como viajante.

Os programas de fidelidade são ótimos para quem viaja frequentemente ou quer começar a viajar mais tanto pelo Brasil quanto para o exterior. Mas quais são os seus objetivos? Você precisa pensar bem antes de fazer o investimento.

#2 Verifique a validade das milhas

Cada companhia aérea estabeleceu um prazo de validade para o acúmulo de milhas. Ou seja, se você não usá-las até determinada data, irá perdê-las. A maioria dos programas tem um prazo excelente de dois anos, mas, ainda assim, é preciso considerar se você usará todas as milhas dentro deste período. Geralmente, a companhia não permite o reembolso das milhas não utilizadas.

#3 Veja a quantidade de milhas para resgatar passagens aéreas

Atente-se para a quantidade de milhas necessárias para comprar uma passagem. Pense nas viagens que gostaria de fazer no futuro e busque a quantia necessária para realizá-las para ter uma ideia do quanto precisará acumular. É comum companhias aéreas disponibilizarem quantidades distintas para os mesmos trechos. Se o valor for muito alto, não é muito vantajoso para quem viaja pouco.

#4 Analise a variedade de destinos

Alguns programas oferecem maior possibilidade de troca por milhas por destinos domésticos enquanto outros oferecem por destinos internacionais. Se você planeja viajar muito para fora do Brasil, talvez não encontre o que precisa em determinado programa. Por isso, pesquise bem os destinos contemplados.

 #5 Faça comparações

Estude os programas de fidelidade de companhias diferentes para escolher o que funcionará melhor para você. Embora todos apresentem similaridades, é importante conhecer as diferenças e benefícios únicos para tomar a decisão mais proveitosa.

Dicas para acumular mais milhas

O objetivo principal desses programas de fidelidade é o acúmulo de milhas, portanto, nada mais justo do que aprender a acumular o maior número possível para viajar bem, certo? Existem alguns macetes que podem ajudá-lo nesse processo.

Opte por mais conexões

É chato passar horas à espera do próximo voo para o destino final. Muitas pessoas não gostam de fazer uma escala ou mais de uma em aeroportos no meio do trajeto da viagem. Mas as conexões podem ser vantajosas. Algumas companhias aéreas contabilizam as milhas de acordo com distância percorrida, ou seja, quanto mais conexões, melhor.

Utilize um programa de milhas para o cartão de crédito

Acumular milhas no cartão de crédito é um dos métodos mais rápidos para resgatar passagens aéreas. Geralmente, os programas de fidelidade contabilizam uma milha a cada R$1,00. Este valor aumenta à medida que o viajante sobe de categoria.

É claro que nem sempre é possível comprar no crédito, e você não deve sair gastando desenfreadamente. Uma estratégia eficaz é fazer pequenas compras no crédito, como o lanche da tarde na padaria ou as entradas para o cinema. Assim, você vai juntando aos poucos e, sem perceber, consegue as milhas necessárias para realizar a próxima viagem.

Primeiro de tudo, veja de qual programa de fidelidade o seu banco é parceiro. Preferencialmente, opte pela companhia a qual você mais utiliza. O alerta fica apenas para as suas finanças pessoais: analise a sua condição atual e não deixe acumular muitas faturas para não sair no prejuízo.

Escolha um ou dois programas de milhas

Algumas pessoas acreditam que, ao filiarem-se ao maior número de programas de fidelidade, mais milhas conseguirão acumular. Na verdade, o mais eficaz é escolher uma ou duas companhias aéreas e se concentrar apenas nelas.

Quando você concentra as milhas em apenas um programa, a quantia aumenta mais rapidamente. Desse modo, você também consegue adquirir produtos e serviços com alto valor de milhas com maior facilidade. Tudo isso ajuda a subir de categoria e conquistar bônus para elevar o número de milhas conquistadas em passagens aéreas.

Compre em lojas/empresas parceiras

Os programas de fidelidade permitem que o cliente acumule milhas ou pontos ao hospedar-se em hotéis, fazer compras em lojas ou supermercados, jantar ou almoçar em restaurantes e alugar veículos em estabelecimentos parceiros. Além de receber milhas, você ainda recebe descontos para consumação.

Além disso, algumas companhias possuem parceria com lojas virtuais, como Casas Bahia, Magazine Luiza e Netshoes. Ao fazer compras nesses sites, você também acumula milhas. Na própria página do programa de milhas, é possível encontrar as informações sobre os links e lojas parceiras.

Suba de categoria

Cada categoria dos programas de milhas oferece benefícios exclusivos para os viajantes, como, por exemplo, a possibilidade de embarcar com antecedência e descansar no Lounge da companhia aérea em aeroportos específicos. São privilégios para acomodar melhor as necessidades do cliente.

Quando você sobe de categoria, além de ter acesso a mais vantagens, tem a possibilidade de acumular um maior número de milhas.