Reclamações de viajantes sobre companhias aéreas diminuem 55,1% em 2023, segundo ANAC

Aviões

As reclamações de passageiros em relação às companhias aéreas caiu 55,1%, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O comparativo é com o primeiro trimestre de 2022. Esse número equivale a 76,12 reclamações a cada 100 mil passageiros.

Dados do Consumidor.gov.br revelaram, ainda, que o índice de solução de problemas de passageiros ficou em 80,93%, correspondendo a um aumento de 14,78% em relação ao índice de 2022 durante o primeiro trimestre. A Azul lidera o índice, com 91,30%.

A nota média de satisfação com o atendimento proporcionado pelas companhias aéreas foi de 3,53, em uma escala de 1 a 5. O nível de satisfação revela um crescimento de 27,9% acima do apurado no ano passado. Assim como na categoria anterior, a Azul ficou em primeiro lugar, com uma nota de 4,24.

As cias levaram cerca de 4,94 dias para responder às reclamações, uma média 20,96% mais baixa em comparação ao primeiro trimestre de 2022. A LATAM foi a cia mais ágil nesta categoria, levando cerca de 3,45 dias para responder às queixas dos viajantes.

Como fazer uma reclamação?

A ANAC orienta que viajantes entrem em contato com a empresa aérea primeiro, utilizando os canais de atendimento disponibilizados pelas cias. Caso não tenham o seu problema solucionado, podem fazer uma nova reclamação no consumidor.gov.br.

Via: ANAC.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Sair da versão mobile