São Paulo entrou para a lista de capitais que cancelaram tanto as festividades de Carnaval quanto o ponto facultativo, o qual seria concedido nos dias do feriado prolongado, entre 15 a 16 de fevereiro. O período antes das 14h do dia 17 de fevereiro também seria considerado ponto facultativo.
O restante do estado de São Paulo também acatou a decisão já que não haverá celebrações nem folia para justificar a folga durante os dias do feriado.
Em 2020, os grandes destinos de Carnaval já tinham cancelado completamente a festa, os blocos de rua e os desfiles de carnaval, ou optado pela celebração online. São Paulo e Salvador tinham até cogitado transferir a folia do Carnaval 2021 para julho, mas a ideia foi descartada.
Ponto facultativo no Carnaval 2021
Recentemente, muitas capitais e estados também decidiram cancelar o ponto facultativo em decorrência da pandemia de COVID-19, como Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis.
A medida do ponto facultativo vale para órgãos federais de todo o estado. Todavia, cada prefeitura pode decidir se libera ou não os funcionários. É a mesma situação para o setor privado: cada empresa está livre para decidir se libera ou não os colaboradores, sendo possível folgar mediante acordo com o empregador.
Então, dependendo da decisão do acordo, é possível pelo menos folgar durante um dos dias do feriado prolongado de Carnaval. Logo, os foliões que pretendiam viajar, ainda possuem chances de fazê-lo.
Entretanto, é preciso lembrar que o Brasil enfrenta uma segunda onda de contaminação da COVID-19. Sendo assim, viajantes devem usar do bom senso e da cautela para tomar decisões relacionadas a viagens nesse período.
Via: G1 e UOL.