São Paulo cancela Réveillon 2022 e flexibilização do uso de máscaras ao ar livre
A Prefeitura de São Paulo decidiu cancelar as festividades do Réveillon 2022. A medida foi anunciada na manhã desta quinta-feira (02) pelo prefeito Ricardo Nunes. O resultado de um estudo sobre a situação epidemiológica da cidade motivou a decisão.
Os técnicos da vigilância sanitária estão acompanhando a movimentação da nova variante de coronavírus na cidade, a ômicron, a qual é o maior motivo de preocupação da prefeitura neste momento.
“Não é por conta de ter sido detectado algo grave, mas por ser necessário que se faça um monitoramento e o prazo ficaria muito curto para se tomar essa decisão lá na frente”, afirmou o prefeito.
O cancelamento também ocorre após a confirmação de três casos da nova variante sendo dois deles na capital paulista e um na cidade de Guarulhos. Todos os indivíduos vieram da África do Sul.
Corrida de São Silvestre
O prefeito Ricardo Nunes viajou aos Estados Unidos com o governador de São Paulo, João Doria, e falou com a imprensa de Nova York sobre diversos assuntos. Ele afirmou que não há mudanças na previsão de realização da Corrida de São Silvestre. A diferença da edição deste ano é que ela não haverá público e exigirá comprovante de vacinação contra a COVID-19 dos participantes e pessoal da organização.
Obrigatoriedade do uso de máscaras
A flexibilidade do uso de máscaras ao ar livre estavam prevista para ser estabelecida no dia 11 de dezembro. Porém, com o surgimento dessa nova variante de coronavírus e a confirmação de casos na cidade de São Paulo, o governo decidiu reavaliar a data prevista em cronograma.
Assim, o Estado de São Paulo decidiu seguir as orientações do Comitê Científico e manter a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre. O governador de SP falou sobre a decisão em seu Twitter, conforme visto abaixo.
Atendendo recomendação do Comitê Científico, o estado de SP vai manter a exigência do uso de máscara em espaços abertos. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas vamos optar pela precaução. O nosso maior compromisso é com a saúde da população.
— João Doria (@jdoriajr) December 2, 2021
- Confira também: João Pessoa cancela festas públicas de Réveillon 2022
O prefeito de São Paulo falou, ainda, sobre o Carnaval 2022. Ele afirmou que ainda não há definições sobre a realização do evento público. Por enquanto, as celebrações seguem mantidas.
“Como será no final de fevereiro, haverá tempo para a secretaria monitorar e nós tomaremos essa decisão mais adiante, enfatizando muito claramente: baseados nas decisões da Vigilância Sanitária”, explicou.
Via: G1.