A segurança do Aeroporto Int. de Guarulhos, em São Paulo, será reforçada a partir de 2024. Sensores de tecnologia de ponta serão instalados para aprimorar a revista de passageiros e bagagens no portão de embarque.
Os sensores de alta tecnologia têm raio-x de visão dupla, scanner corporal avançado e detectores de explosivos.
Eles possuem a capacidade de identificar os mais pequeninos objetos, como, por exemplo, um papel de chiclete no bolso de um casaco ou calça. Itens colocados embaixo de roupas nas bagagens também são facilmente identificados pelos equipamentos.
Os sensores também são capazes de apontar, com precisão, as partes do corpo do passageiro que carregam elementos suspeitos, como explosivos ou armas.
Os novos equipamentos serão doados pelo governo dos Estados Unidos. Eles devem chegar no Brasil no primeiro semestre de 2024. Além de Guarulhos, o aeroporto de Viracopos, em Campinas, também receberá novos sensores.
A implementação dos novos sensores de alta tecnologia faz parte do programa “Aeroportos+Seguros” do governo federal. A intenção da iniciativa é fortalecer os aeroportos brasileiros mais seguros para os passageiros tanto no que diz respeito ao transporte aéreo em si quanto ao despacho de bagagens.
Via: Exame.