Rio de Janeiro: Tempo de espera para emitir visto americano é de apenas 31 dias!
O Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro pode ser considerado um case de sucesso do processo de emissão de vistos de turismo e negócios para viajantes brasileiros.
No começo do mês de julho, a espera para agendar a entrevista e, assim, emitir o visto no Rio de Janeiro era de 126 dias e, agora, é de apenas 31 dias. Esta é a menor média entre as cidades onde estão localizadas as entidades consulares dos EUA.
O Rio de Janeiro se torna, então, uma opção para quem precisa emitir o visto de turismo ou negócios com urgência e não tem grandes problemas com o deslocamento até a capital.
Nos demais consulados norte-americanos, o tempo de espera ainda está um tanto longo. Entretanto, todos estão com períodos menores do que 365 dias e eles continuam reduzindo!
No começo de julho, o tempo de espera nacional era, em média, de 220 dias. Duas semanas depois, já abaixou para 193 dias. Então, os processos estão, sem dúvidas, andando mais rápido.
O tempo médio de espera para agendar a entrevista, um dos principais passos para a emissão do visto de turismo e negócios, é de:
- São Paulo: 251 dias.
- Rio de Janeiro: 31 dias.
- Brasília: 176 dias.
- Porto Alegre: 282 dias.
- Recife: 226 dias.
Redução do tempo médio de espera
Desde a reabertura das fronteiras para os Estados Unidos, centenas de brasileiros abrem novas solicitações para emitir o documento e poder viajar, sobrecarregando o sistema. A parte mais lenta é para o agendamento da entrevista presencial.
Os consulados norte-americanos têm trabalhado para reduzir o tempo médio de espera o mais rapidamente possível: até o fim de 2023, é esperado que 1 milhão de vistos sejam emitidos para viajantes brasileiros.
Atualmente, os consulados e a Embaixada dos EUA ampliaram a equipe, iniciaram expediente aos sábados e fazem hora extra para responder às solicitações de visto. Em Recife, foi aberto um centro de entrega de documentos.
Além disso, para agilizar o procedimento, quem precisa renovar o visto de turismo ou negócios pode solicitá-lo sem passar pela entrevista presencial.
Via: Mercado & Eventos.