Natal está sim recebendo turistas e com grande parte do comércio local funcionando. Atualmente, a cidade encontra-se na segunda fase do plano de retomada de atividades econômicas. Não há previsão de lockdown.
No feriado prolongado de 7 de setembro, em plena pandemia de coronavírus, o Rio Grande do Norte registrou diversas aglomerações e desrespeito às medidas de segurança nas praias estaduais.
Um dos locais com maior movimentação foi Natal, mas, felizmente, a presença dos turistas não alterou a curva epidemiológica da COVID-19. Ainda assim, as medidas sanitárias e de saúde devem ser seguidas em todas as praias.
Praias de Natal
As praias de Natal estão liberadas para visitação! Um dos decretos publicados no site da Prefeitura de Natal, no dia 8 de agosto, autoriza a reabertura dos quiosques nas praias e o uso da faixa de areia para locação de barracas. Entre às 8h e 18h, estão autorizados o aluguel das cadeiras, mesas e guarda-sóis e a movimentação de vendedores ambulantes pela orla das praias.
Praia de Ponta Negra é exceção
A Praia de Ponta Negra apresenta algumas exceções por envolver um acordo judicial, segundo as informações da Prefeitura.
- Limpeza diária e recolhimento do lixo para depositar em locais definidos pela Urbana para posterior coleta;
- Utilizar no máximo 10 jogos de mesas e cadeiras, assegurando o número máximo de 40 cadeiras, 10 guarda-sóis e 6 espreguiçadeiras, exceto o quantitativo a servir de ponto de apoio;
- O ponto de Apoio deverá ter no máximo 1 guarda-sol, 2 mesas, 2 cadeiras e 2 caixas de isopor ou 2 coolers de até 100 litros cada;
- Distância mínima de 2 metros entre as mesas;
- Uso de máscaras obrigatório para clientes e colaboradores. Só podem ser tiradas para consumo de alimentos;
- Reforçar a higienização de mesas e cadeiras;
- Higienizar a máquina de pagamento em cartão, que deverá estar envolvida em plástico filme.
Demais segmentos do turismo
Os bares, lanchonetes, buffets e restaurantes também estão funcionando com restrições. Os estabelecimentos podem operar entre às 11h até às 23h todos os dias da semana. Somente oito pessoas por mesa podem ser acomodadas desde que pertencem ao mesmo núcleo familiar e o distanciamento de 1,5 metros entre as mesas deve ser cumprido.
Já os shoppings centers de Natal podem receber 50% da capacidade e funcionar entre às 11h e 21h, todos os dias da semana.
Para saber mais, acesse a página voltada para o coronavírus da Prefeitura de Natal.