Estados Unidos suspende obrigatoriedade do uso de máscaras em voos e aeroportos

Os Estados Unidos anunciaram a suspensão do uso de máscara no transporte público na última segunda-feira (18). Assim, as companhias aéreas norte-americanas afirmaram que não vão mais requerer que passageiros usem máscaras em aeroportos e durante os voos.

A Alaska Airlines afirmou que as máscaras faciais se tornaram cartões de embarque nos últimos dois anos, mas, a partir de agora, elas serão opcionais. A American Airlines, uma das maiores cias do país, emitiu um comunicado semelhante, confirmando que funcionários e passageiros não precisarão mais usar máscara.

Outra gigante da aviação comercial nos EUA, a United Airlines, também anunciou a suspensão de máscaras em voos domésticos e voos internacionais selecionados (dependendo dos requisitos do país de chegada) e nos aeroportos.

Viajantes que quiserem usar máscaras por se sentirem mais confortáveis e aqueles que precisam usá-las por questões de segurança podem continuar fazendo uso do equipamento de proteção.

Desde janeiro de 2021, quando o uso de máscaras era uma necessidade em meio ao aumento de casos de coronavírus nos Estados Unidos e no mundo, foram registrados 7.060 infrações por parte de passageiros. Aqueles que se recusaram a usar máscaras naquela época foram colocados em listas de “não-voo” das companhias aéreas.

Decisão polêmica

Na última semana, autoridades de saúde dos EUA estenderam o decreto do uso de máscara até o dia 3 de maio, exigindo que viajantes usassem o equipamento de proteção em aviões, trens e táxis. A justificativa para a estenderão era que precisavam de mais tempo para avaliar o impacto de um recente aumento no número de casos de COVID-19.

Legisladores republicanos e indústrias se recusaram a cumprir a medida. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) dos EUA foi acusado de exceder a sua autoridade ao decretar o uso de máscaras por 14 meses, bem como de não explicarem a sua decisão de modo adequado, pela magistrada Kathryn Kimball Mizelle, de uma corte federal localizada na Flórida. Sendo assim, o decreto foi revogado mais cedo.

O órgão que administra a segurança dos transportes nos Estados Unidos continua recomendado o uso de máscara em ambientes fechados para maior segurança, mas, devido à ordem judicial, não será mais necessário usá-las em aeroportos.

Via: Reuters.

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Sair da versão mobile