Fortaleza (CE) está funcionando e recebendo turistas! Assim como em muitos municípios brasileiros, a quarentena no destino encontra-se em fase de flexibilização.
Diversos setores comerciais já estão abertos e operando com restrições. Órgãos de fiscalização do Estado e da Prefeitura de Fortaleza estão monitorando o cumprimento dos decretos municipais e estaduais, os quais trazem protocolos e medidas de saúde para cessar a propagação da COVID-19 (coronavírus) no município.
A flexibilização no setor turístico encontra-se na fase 4, segundo o último decreto publicado pela Prefeitura Municipal.
O que está funcionando?
O comércio pode funcionar entre às 9h e 17h. Restaurantes, lanchonetes, buffets e cantinas também estão funcionando, porém, somente podem atender 50% da sua capacidade total.
Já barracas de praia podem funcionar entre às 9h e 23h. A venda ambulante também está permitida e os vendedores devem respeitar as medidas de segurança, fazendo o uso obrigatório de máscara.
O transporte aquaviário para passeios turísticos continua suspenso. As agências de turismo e os pontos turísticos devem reservar horários para a realização de passeios e, assim, evitar aglomerações.
- Confira ainda: Uber modifica regras de cancelamento de viagens, confira!
Os hotéis, pousadas e resorts já podem operar, porém, seguem restrições de capacidade e alterações nos serviços. Por exemplo, o café da manhã deve ser à la carte ou continental e o check-in, check-out e pagamento das diárias feitos através de QR Code.
Esta fase também exige as seguintes medidas de segurança:
- Disponibilização de álcool em gel 70%;
- Medição de temperatura na entrada dos estabelecimentos e pontos turísticos;
- Acesso controlado e com marcação de lugares à vista. O distanciamento entre os turistas e colaboradores deve ser de 2 metros;
- Colocar placas ou sinais indicativos com o número máximo de pessoas permitidas no colocar;
- Desinfecção de veículos turísticos após o transporte de passageiros e ao final do turno de trabalho; e
- Colaboradores devem se atualizar sobre as últimas informações sobre a COVID-19 para informar os turistas quando necessário.