Qual o melhor programa de milhas para transferir pontos do cartão?
Os programas de milhagem das companhias aéreas Gol, Latam e Azul, são formas de ajudar os viajantes ávidos a viajarem cada vez mais. Embora o funcionamento seja relativamente similar em todas as empresas, cada programa procura se diferenciar com promoções, benefícios e vantagens exclusivas para seus clientes.
Uma das características desses programas é a possibilidade de acumular pontos em diversos estabelecimentos, como lojas, restaurantes e hotéis. Da mesma forma que o viajante pode comprar produtos e serviços com as milhas nas respectivas lojas das companhias ou empreendimentos parceiros, pode acumulá-las através de compras no cartão de crédito, seja ele da bandeira Visa, Mastercard, American Express, Elo, entre outros.
Atenção: verifique se no seu cartão de crédito está ativo o programa para o acumulo de pontos, pois nem todos os cartões já vem com um programa funcionando, às vezes é necessário fazer um cadastro ou que você simplesmente libere o uso. Para cartões Itaucard, por exemplo, o nome do programa é Sempre Presente.
Após acumular uma boa quantidade de pontos, o viajante pode transferi-los para o programa de fidelidade e transformá-los em milhas.
Esta é a estrutura padrão que os programas costumam adotar. Para você escolher o melhor para você, deve analisar as condições de cada um e alinhá-las com seu estilo de vida e preferências pessoais.
Escolhendo o melhor programa de milhas
Existem alguns fatores importantes que interferem na quantidade de milhas recebidas com a transferência. São eles: a proporcionalidade de pontos por milhas, bônus ou vantagens para incentivar as transferências, e a existência de carências ou condições que possam dificultar o procedimento.
Após observá-los, você pode passar para a análise do seu estilo de vida. Por exemplo, se está acostumado a comprar muito no crédito em determinada loja, é preferível escolher o programa de fidelidade parceiro do estabelecimento. Dessa forma, é possível acumular uma quantidade maior de pontos para serem transferidos.
Há viajantes que preferem se cadastrar em mais de um programa de milhas enquanto outros acreditam que concentrar a milhagem em apenas um é mais eficiente. Ou seja, no fim, não existe uma regra para fazer este acúmulo.
Mesmo assim, preparamos este artigo para você entender a proporção da transferência de cada programa e fazer uma escolha mais consciente.
Qual o melhor programa de milhas para transferir os pontos do cartão?
Pergunta difícil… vamos a alguns dados:
TudoAzul
Todos os planos do programa da Azul possuem bônus cumulativo ao fazer a transferência de pontos. Após seis meses de participação, o participante ganha 6% de bonificação, e depois de 12 meses, esse percentual aumenta para 10%.
Os pontos das passagens e do cartão de crédito são igualmente valorizados. Com 5.000 pontos, você pode fazer o resgate da quantidade acumulada. Esse resgate é válido tanto para voos nacionais quanto internacionais ofertados pela companhia e sua parceira, a United Airlines.
O Shopping TudoAzul, portal online onde se é possível comprar produtos de lojas parceiras, também oferece acúmulo de milhas. É vantajoso adquirir produtos em promoções para converter o valor em pontos.
Além disso, o TudoAzul possui parceria com vários bancos e programas justamente para facilitar a transferência, como, por exemplo, cartões dos maiores bancos brasileiros (Caixa, Itaú, Banco do Brasil, Uniprime, Sicredi, Credicard, entre outros) e o Programa Petrobras Premmia. Há muitas opções para o cliente TudoAzul acumular o máximo possível de milhas!
Smiles
O programa de fidelidade da GOL traz bonificações e promoções exclusivas frequentes para os seus clientes. É comum a companhia oferecer bônus extras para que as pessoas se cadastrem no programa ou no Clube Smiles. O meio de contabilização é o seguinte: a cada 1 ponto acumulado no cartão de crédito é igual 1 milha. Também há a possibilidade de acumular pontos durante as viagens nacionais e internacionais. No caso de viagens para o exterior, cada companhia área parceira da GOL possui uma especificação. Esta pode ser encontrada na página de informações de milhagem referentes a cada empresa parceira.
O cliente pode optar pelo cartão de crédito Smiles a qualquer momento e receber 20 milhas de bônus. Com ele, é possível acumular milhas em todas as compras e até 2,5 milhas por dólar gasto. É um incentivo para subir de categoria dentro do programa.
O Shopping Smiles também é uma alternativa para fazer compras com milhas, ou milhas + dinheiro, e acumulá-las ao pagar com o cartão de crédito. Os bancos parceiros da Smiles são Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Banrisul, Banpará, Sicoob, Sicredi, Itaú, entre outros.
As demais vantagens do programa permitem uma experiência de viagem mais tranquila, como prioridade na fila de embarque e no check-in, despache gratuito de bagagens, um bom período de validade das milhas acumuladas nos voos para as categorias (a primeira já começa com 6 anos), e muitos outros.
Latam Pass
O programa de milhagem Latam Pass da LATAM oferece bônus nas transferências de todos os planos. O Plano 1.000 recebe bonificação de 10% enquanto o Plano 5.000 recebe 15% e o Plano 10.000, 30%. Também é possível se cadastrar no Clube Latam Pass para adquirir benefícios mensais e viajar com mais conforto.
O cartão Latam Pass opera da mesma forma que o cartão Smiles. Todas as compras são convertidas em pontos para um acúmulo mais rápido, sendo que as compras internacionais possuem um valor mais alto de conversão.
Além disso, o viajante pode juntar pontos fazendo compras no Ponto Frio, Netshoes, Submarino, Booking, Magazine Luiza, entre muitos outros estabelecimentos parceiros do programa. É necessário ficar atento para a proporção de pontos recebidos por cada real gasto, pois não é a mesma para todas as lojas.
Como de costume, o programa também possui parceria com instituições financeiras, como Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander.
Qual programa devo escolher?
Novamente, a escolha do programa de fidelidade é bastante pessoal e depende do estilo de vida e objetivos de cada viajante.
Se você faz muitas compras no crédito em determinadas lojas e deseja obter determinados benefícios durante a sua viagem, escolha o programa que atenda as suas necessidades. O banco que você utiliza atualmente também deve ser levado em conta para a tomada de decisão.
O que acaba influenciando a escolha da maioria dos viajantes é a quantidade de bonificações ao longo do ano e a frequência de promoções para os clientes, além da maneira como a empresa administra o seu serviço aéreo. Quem deseja viajar mais geralmente fica ligado na quantidade de promoções feitas pela companhia aérea escolhida!
Embora hoje seja possível optar por programas com períodos mais curtos, como um mês ou seis meses, não vale a pena ficar pulando de um para o outro. Desse jeito, você nunca vai acumular as milhas que tanto deseja para viajar. É um ciclo de recomeço quase infindável.
Portanto, analise todas as informações disponíveis sobre os programas para fazer a sua escolha com consciência.